Bula de reabilitação Episcopal - João Barros e Tarcísio José


CLEMENTIS, EPISCOPUS
SERVUS SERVORUM DEI
AD PERPETUAM REI MEMORIAM

 Aos diletíssimos filhos João Barros e Tarcísio José, e a todos que esta lerem, saudações e bênção apostólica.

Tendo Jesus ressuscitado de manhã, no primeira dia da semana apareceu primeiramente a Maria de Magdala, de quem tinha expulsado sete demônios. Foi ela noticiá-lo aos que estiveram com ele, os quais estavam aflitos e chorosos. Quando souberam que Jesus vivia e que ela o tinha visto, não quiseram acreditar. Mais tarde, ele apareceu sob outra forma a dois entre eles que iam para o campo. Eles foram anunciá-lo aos demais. Mas estes tampouco acreditaram. Por fim, apareceu aos Onze, quando estavam sentados à mesa, e censurou-lhes a incredulidade e dureza de coração, por não acreditarem nos que o tinham visto ressuscitado. E disse-lhes: “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura." (S. Marcos 16, 9-15). Cristo, ao ressuscitar no terceiro dia, apareceu aos seus discípulos e conferiu a eles sua missão: espalhar a todos os povos Sua luz e à sua boa-nova. Desse modo, deu-nos o encargo, através do Espirito Santo, de difundir sua mensagem de vida e salvação aos pecadores. E, por essa missão, todos os cristãos foram mergulhados, recebendo d'Ele as forças necessárias para anuncia-lo. 

Vele lembrar da nossa missão como sacerdotes consagrados de anunciar esse Deus que nos capacita, nos agracia com os dons do Espirito Santo e capacita para que com língua de discípulos levamos aos que necessitam uma palavra de conforto.

Em vista disso, DECRETAMOS a reabilitação dos Exmo. Senhores:
  • João Barros que retorna ao posto em atividade onde exercerá seu ministério episcopal como Nuncio Apostolico para o Brasil.
  • Tarcísio José que retorna ao posto em atividade onde exercerá seu ministério episcopal como Bispo Auxiliar para Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro.
Os dois devem em cerimônia solene ao nuncio apostolico ou a outro bispo devidamente permitido pela santa Sé realizar o juramento de fidelidade apresentado no pontifical romano.

Sem mais, desejamos que caminhem juntos ao Senhor e sigam sua missão de pescadores de almas, leve aos arrependidos a absolvição e o perdão. Que como pastor possa resgatar outras ovelhas perdidas e levar esse Cristo Ressuscitado que se faz Corpo e Sangue na consagração pelas suas mãos para alimentar aqueles que tem sede e fome de Vida Eterna. Continue em paz e seguindo seu ministério.

Dado e passado em Roma, São João de Latrão, junto a São Pedro, no trigésimo primeiro dia do mês de novembro do ano Vocacional Extraordinário de 2024, primeiro de nosso pontificado.

+ Clementis Pp. I
Pontifex et Papam
Postagem Anterior Próxima Postagem